Close

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Em Português

Idemar Martini, preside reunião da FESPAM em Buenos Aires

Idemar Martini, preside reunião da FESPAM em Buenos Aires

Segundo Martini, os encaminhamentos representam um passo decisivo para consolidar a presença da FESPAM como espaço de integração sindical regional e de defesa dos interesses dos trabalhadores do setor

Nesta segunda-feira, 22 de setembro, a cidade de Buenos Aires foi palco de uma importante reunião da Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça e Artefatos de Papel do Mercosul (FESPAM). O encontro foi presidido por Idemar Martini, presidente da FESPAM, reunindo dirigentes sindicais do setor papeleiro de diversos países.

A pauta do encontro tratou de temas centrais para o futuro da entidade e para o fortalecimento da luta sindical no Mercosul. Entre os assuntos debatidos, estiveram a situação atual da FESPAM e a reafirmação da importância de sua continuidade, além de reflexões sobre o cenário social, econômico e político no Brasil e na Argentina e seus impactos diretos sobre a classe trabalhadora, especialmente no setor papeleiro.

Durante a reunião, também foi realizada a leitura de documentos sobre o colapso produtivo na Argentina e a destruição da indústria nacional, contexto que exige atenção e solidariedade internacional da classe trabalhadora organizada.

Deliberações da reunião:

Ao final dos debates, os dirigentes da FESPAM aprovaram uma série de encaminhamentos que visam fortalecer a integração sindical e ampliar a capacidade de organização dos trabalhadores:

  • Criação de um banco de dados com informações sobre regiões com presença sindical, número de empresas, trabalhadores e a atividade fim dos bens produzidos.
  • Reuniões mensais por videoconferência, sendo a primeira marcada para o dia 16 de outubro, às 10h.
  • Reunião presencial em Itapema (SC), na sede da Fetiesc, no dia 28 de outubro de 2025, com convite a dirigentes sindicais da Bolívia, Chile, Colômbia e Peru.
  • Programas de Treinamento e Capacitação Sindical para dirigentes das organizações filiadas.
  • Contato direto com os trabalhadores das fábricas de papel, reforçando a consciência de classe.
  • Campanhas de conscientização sobre o voto consciente para trabalhadores e representantes.
  • Elaboração de documento político, aprofundando o debate sobre o modelo de sociedade desejado pela classe trabalhadora, baseado em reciprocidade, solidariedade, inclusão e justiça social.

Segundo Idemar Martini, os encaminhamentos representam um passo decisivo para consolidar a presença da FESPAM como espaço de integração sindical regional e de defesa dos interesses dos trabalhadores do setor.

“A realidade dos nossos países exige cooperação e unidade. Fortalecer a FESPAM é garantir que os trabalhadores do papel tenham voz ativa diante dos desafios que vivemos no Brasil, na Argentina e em todo o Mercosul”, destacou o presidente.

#SindicatoForte #IntegraçãoSindical #TrabalhadoresUnidos #FESPAM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *